Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico

Escrito por Júlia Carla de Queiroz | Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2017, 08h26 | Acessos: 2488

As ações de extensão, da antiga Escola de Agronomia do Nordeste (Centro de Ciências Agrárias), eram direcionadas aos artesãos dos Centros de Treinamento de Economia Doméstica. Tais ações foram pensadas para ampliar os conhecimentos sobre as atividades do trabalho agrícola da família, especialmente da mulher. Surgiram cursos sobre trabalhos manuais femininos e estes foram absorvidos pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, em 1968 e, implementados na primeira metade da década de 1970.

Tais centros passaram a se chamar Centros Artesanais Rurais Femininos e, posteriormente, Núcleos de Artesanato. Na década de 1980, tornaram-se Oficinas de Artesanato da SUDART - Sub Coordenação de Desenvolvimento do Artesanato, setor vinculado a Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários. Assim, a perspectiva dos cursos passou a dar ênfase à participação mais ativa da mulher na geração de renda familiar.

Em 1993, as ações de extensão da SUDART foram incorporadas ao NUPPO - Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular ainda na PRAC/UFPB.

O Núcleo de Artesanato - NART esteve localizado às margens do açude velho ao lado do Clube dos Estudantes Universitários (CEU) e, temporariamente, funcionou no Centro Cultural Lourdes Ramalho. Em junho de 1999, sua sede passou a ser no Campus II da UFPB em Campina Grande, sendo esta uma das 18 cidades que tinham Núcleos de Artesanato coordenados pela UFPB.

O Núcleo de Artesanato da Universidade Federal de Campina Grande (NART/UFCG) está em funcionamento, desde 09 de abril de 2002, com a criação da UFCG, por desmembramento da UFPB.

São ofertadas aulas de bordados: ponto cruz, vagonite, crivo, hardanger, ponto reto, tricô, macramê, crochê, renascença, tear de prego e traçado de fita. Além disso, o NART oferece trabalhos por meio de oficinas com fuxico, pátina, paetê, miçanga, feltro, quilling, mosaico, cartonagem, bordado com pérolas, dentre outros. Para acessar os artigos produzidos, a cada semestre, acontecem diversas feiras de artesanatos e há também a loja, localizada no próprio Núcleo, onde ficam expostos os produtos das alunas.

Em agosto de 2017 foram criadas redes sociais além deste site onde é possível ficar por dentro de tudo o que acontece no NART.

Em tempos de pandemia, o NART precisou adaptar suas atividades extensionais, que outrora eram totalmente presenciais, para o ensino a distância. Mantivemos o vínculo com aqueles/as que estavam matriculados/as em 2020.1 até então.

Em 2022.1, retornamos com nossas atividades, ainda no ensino a distância, mas com abertura de inscrições nos cursos e oficinas para o público em geral (acadêmico e externo à UFCG), de acordo com as normativas da Extensão Universitária e as condições definidas vide Edital (semestral). Um desafio tanto para os profissionais envolvidos no planejamento, organização, direção e controle das ações do Núcleo quanto para as alunas que se inscreveram e mais do que isso, concluíram de fato o curso, superando as barreiras tecnológicas.

Já em 2022.2, retornamos ao ensino presencial, onde a maioria das alunas conheceu e experienciou as ações do Nart pela primeira vez, graças a publicação de edital e divulgação em tv aberta, sites e redes sociais institucionais permitindo um acesso mais transparente à sociedade. Peças como passadeiras, cachecóis, bolsas, vestimentas, utensílios domésticos, mantas, objetos de decoração e bonecos de amigurumi foram os principais itens produzidos por nossas alunas. 

Seja em aulas presenciais ou em aulas remotas, a fim de melhorar a qualidade do ensino e superar os desafios durante o aprendizado, no que tange o desenvolvimento e acabamento das peças artesanais, as tutorias dos cursos NART são essenciais para atender as especificidades de cada estudante, concedendo mais autonomia e priorizando etapas do curso onde o/a estudante estiver com maiores dificuldades. A cada semestre, o NART segue uma programação personalizada de tutorias com agendamento prévio e individual, oferecendo orientações customizadas e seguindo um ritmo adaptado ao processo de aprendizagem de cada estudante.

Muito mais do que uma sala de aula, o NART é um espaço de convivência, aberto ao público em geral e promotor do desenvolvimento social, em se tratando da geração de renda, criatividade e habilidades manuais, bem-estar, troca/compartilhamento de histórias de vida e elo extensional entre a Universidade pública federal e a sociedade.

 

                                                                                                                                Atualizado em 06 de novembro de 2023.

                                                                                                                                   Texto original: Júlia Carla de Queiroz

                                                                                                                                                 (21 de agosto de 2017).

                                                                                                                                      

                                                                                                                                         

registrado em:
Fim do conteúdo da página